O atendimento em âmbito nacional é prontamente realizado por uma de nossas filiais ou por um de nossos parceiros de negócios estrategicamente alocado.

A implantação de projetos é realizada por grupos específicos e todos os projetos são desenvolvidos por equipes especializadas de engenheiros e técnicos certificados pela Alcatel-Lucent com experiência de mais de 20 anos neste segmento.

ICESP – Instituto do Câncer do estado de São Paulo

icesp_3Para nascer como o maior centro especializado em oncologia do continente, um dos maiores Hospitais verticais do mundo e primeiro Hospital Publico 100% digital no Brasil, o Instituto do Câncer recebeu o que há de mais moderno em termos tecnológicos, além de ter sido um dos mais importantes projetos de TI do país.

Após adjudicação em processo licitatório, entraram em ação as equipes da VS Telecom em gestão de projetos, serviços, técnicos residentes e de gerenciamento remoto por meio do Network Operation Center (NOC), envolvendo engenheiros altamente qualificados e técnicos certificados internacionalmente pela Alcatel-Lucent.

Equipado com sistema de telemetria, plataforma de comunicação para digitalização de exames e prontuários, bem como acompanhamento de diagnósticos ou cirurgias a distância, o prédio do Instituto do Câncer possui 28 andares, 82.000m², 500 leitos e 22 salas cirúrgicas.

O projeto consistiu em um sistema puramente IP com alta disponibilidade. A solução Alcatel-Lucent é composta de 1.900 telefones IP fixos, 300 aparelhos IP móveis, mesas operadoras IP multimídia, servidor de e-mail, rede WAN com cobertura em 80% do prédio e rede LAN com 5.000 portas atendidas por switches de borda, distribuição e CORE. Toda a solução foi fornecida, instalada e é mantida com suporte técnico pela VS Telecom através de equipe técnica residente. O hospital também  é assistido por inteligência predial, envolvendo os sistemas de climatização, acesso, quadros elétricos, central de alarme de incêndio, elevadores e sistemas de telemetria, consumo elétrico e hidráulico.

GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo

gru_3Concessionária que hoje administra o Aeroporto Internacional de São Paulo modernizou a plataforma híbrida e flexível de voz

Oferecer uma tecnologia confiável, robusta e flexível de comunicações para o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, capaz de evoluir sem rupturas e de maneira simples. Garantir o trabalho com os mais altos níveis de atendimento (SLA), inerentes aos aeroportos, de todos que a utilizam e satisfazer plenamente os milhares de clientes alocados dentro desta infraestrutura – estes eram os maiores desafios da Alcatel-Lucent Enterprise e de seu parceiro VS Telecom junto à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Em junho de 2012, quando o Contrato de Concessão foi assinado, transferindo a gestão do aeroporto à iniciativa privada, todos os contratos de fornecimento e serviços foram reavaliados, incluindo a parte de telecomunicações. A Concessionária, após analise minunciosa, optou pelo uso da tecnologia da Alcatel-Lucent Enterprise e pelo expertise da VS Telecom, dando prosseguimento ao trabalho junto ao GRU Airport.

De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, CIO do GRU Airport: “A tecnologia de voz e dados da Alcatel-Lucent Enterprise, em parceria com a VS Telecom, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém-inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas etc) do sítio aeroportuário.

Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 foi construído em um ano e sete meses, possui uma área de 192 mil m2 – maior do que os outros três terminais juntos –, e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Sua estrutura possui um espaço maior na área restrita (após a inspeção de raios-X) do que na área pública. Seus dois pátios têm capacidade para 34 aeronaves. Cerca de 38 mil pessoas trabalham no aeroporto.

Ritzmann ainda acrescenta que o atual data center do aeroporto conta com o que há de mais novo em termos de soluções de TI e telecom. A solução de voz da Alcatel-Lucent estão alocados em um ambiente com o que há de mais moderno em termos de segurança e redundância de energia, composta por cinco níveis, fazendo com que a infraestrutura de TI nunca saia do ar e garantindo o funcionamento ininterrupto do aeroporto.

Ao todo são mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da Administração, Terminais de Passageiros, Terminal de Cargas (TECA), Terminal Remoto e canteiro de obras.

“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos),  afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto. “Nosso conhecimento para atender as complexas operações do aeroporto, aliado à tecnologia confiável da Alcatel-Lucent, são os diferenciais e a chave do sucesso”, conclui.

Para Luiz Ritzmann: “Esta infraestrutura de telecomunicações é a responsável por atender o principal ‘hub’ aeroportuário da América Latina. Os ramais telefônicos atendem, além da área administrativa,  a segurança, a manutenção, o ambulatório, todos os balcões de check-in dos quatro terminais, as agências bancárias, os Correios, as locadoras de carros, o Free Shop, lojas, restaurantes e o Hotel Pullman SP International Airport (antigo ‘Caesar Park’), que também faz parte do sítio aeroportuário. Sem mencionar os telefones das autoridades públicas que atuam no aeroporto.

“Segurança operacional, a experiência do passageiro (cliente) e o engajamento das pessoas são os pilares do GRU Airport, que tem como principal referência disso o Terminal 3. Nós acreditamos que essa evolução se assemelha muito com a nossa visão e as soluções de comunicações e dados que ofertamos para organizações de todo mundo. Estamos muito satisfeitos e empolgados com a plena satisfação de nosso cliente, que já liderava a inovação no Brasil, olhou para o futuro e garantiu a melhoria contínua pelas próximas décadas”, completa Renato Yoshizako, gerente de canais da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil.

Esta inovação também pode ser exemplificada com os processos automatizados para facilitar o fluxo de passageiros do Terminal 3, como despacho automático de bagagem, portões eletrônicos de controle de imigração/emigração e sistema que vai permitir despachar bagagens com dez horas de antecedência. Isto quer dizer que, da porta de entrada até o avião, o passageiro praticamente não terá contato com nenhum funcionário.