Consolidar parcerias e buscar novos canais com boa capacidade técnica e comercial são outras metas da empresa para este ano

Em 2015, a Alcatel-Lucent Enterprise terá como parte de sua estratégia intensificar a participação no mercado brasileiro com aplicações do portfólio communications na nuvem. Segundo Nuno Ribas, diretor geral da Alcatel-Lucent Enterprise Brasil, a empresa terá dois focos. “O primeiro é poder oferecer todas as nossas aplicações de communication na nuvem. Em 2015, vamos conseguir efetivamente trazer todas as aplicações em modelos de negócios por demanda de maneira que os nossos parceiros possam oferecer ao mercado esse portfólio de ofertas em nuvem. O segundo ponto é trabalhar na base da infraestrutura das empresas, gestão das redes, acessos unificados, soluções voltadas a perfil de usuário e não a departamentos. Seremos muito mais específicos para otimizar as redes existentes. Seja uma rede sem fio ou cabeada, os usuários têm de tirar o máximo proveito dos recursos.”

Para atingir esse objetivo, Ribas define que é de fundamental importância que seus canais de vendas conheçam muito bem todo o portfólio para oferecer soluções de forma mais simplificada. “Capacitação nas soluções Alcatel-Lucent Enterprise e conhecimento de todo o ambiente tecnológico envolvido nesse ecossistema será primordial para se colocar bem e rentabilizar as ofertas”, explica Ribas. O executivo ressalta que não há mais espaço para quem é restritivo a um só player ou a uma só solução. Ou seja, os players devem conhecer todo o escopo de infraestrutura, aplicações, storage, virtualização, nuvem, data center e toda a tecnologia agregada às ofertas.

Virtualização – A Alcatel-Lucent Enterprise entende que a virtualização e a mobilidade são conceitos sólidos para empresas de todos os portes. Portanto, tem como objetivo também a oferta do portfólio de comunicações de forma virtualizada. As soluções são baseadas nos conceitos Visual Communications Suite, OpenTouch Multimedia Communications Suite, Mobility Solutions e Unified Communications.

Em toda a América Latina, as oportunidades do mercado de TI serão muito promissoras a quem prover soluções baseadas no modelo da nuvem, de acordo com estudos de institutos de pesquisa como Gartner e IDC. A estimativa média de crescimento é de mais de 50% em serviços de comunicação na nuvem como CaaS/ UCaaS/ CCaaS (Communication/Unified Communication/Contact Center as a Service), que estará voltado principalmente para as PMEs. Elas começam a renovar seus processos de comunicação corporativa.

O modelo de negócios em nuvem se mostra muito mais viável economicamente e oferece flexibilidade significativa para entrega de serviços sob demanda em empreendimentos com resultados sazonais.

Alcatel-Lucent Enterprise oferece produtos e soluções que transformam a comunicação das organizações em conversas mais produtivas entre os clientes, os profissionais e os parceiros comerciais. Alcatel-Lucent Enterprise opera nesses segmentos de mercado – Comunicação e Redes. Soluções de comunicação permitem aos profissionais colaborar de uma maneira mais natural e eficaz com o uso de dispositivos em diferentes lugares para maior eficiência e inovação nos negócios. As soluções de redes oferecem opções de conectividade flexíveis, seguras, confiáveis e de baixo consumo de energia, que reduzem consideravelmente os custos e simplificam a entrega de aplicações em tempo real, qualquer que seja o dispositivo, e sem interrupções.